Obras desenvolvidas na antiguidade chegam à escola
Os alunos da turma de aceleração da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, em Guabiruba, desenvolveram e apresentaram entre os dias 21 de março e 13 de abril, obras e experimentos milenares feitos por egípcios e também por povos da Mesopotâmia.
O objetivo do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem de maneira prática a importância das obras para os povos da antiguidade e como as mesmas podem ser empregadas na atualidade.
Divididos em grupos, os estudantes procuraram expor através de exemplos práticos cada um dos itens avaliados. O primeiro grupo trabalhou com a confecção de tabletes e vasos em argila, vitais para o desenvolvido da primeira forma de escrita conhecida: a cuneiforme (escrita feita com cunhas de madeira na argila fresca pelos Sumérios - povo da Mesopotâmia por volta de 4000 a.C.).
Já a segunda equipe construiu pequenos canais de irrigação, demonstrando a forma utilizada pelas primeiras sociedades para levar a água a lugares mais afastados dos rios, favorecendo significativamente a agricultura.
O terceiro grupo procurou nivelar uma pequena área de terra com a ajuda de água. Ou seja, se a água ficasse parada em um determinado ponto, o terreno estaria pronto para receber uma determinada construção. Esta técnica de engenharia foi utilizada pelos egípcios, principalmente na construção das grandes pirâmides.
Por fim, a quarta equipe desenvolveu uma técnica para carregar estruturas com grande peso, método aplicado pelos egípcios para transportar grandes blocos de pedra para a construção das pirâmides.
Os alunos conseguiram entender a importância da disciplina de História, onde se podem vislumbrar as grandes realizações humanas ao longo do tempo e que as mesmas se encontram atuais. As atividades foram desenvolvidas em terras da família do aluno Jordan Kuns.



